segunda-feira, 5 de abril de 2010

Tomando Ingresia


Pensamentos borboleteando...

Palavras. Sempre foram letras que me chamaram muito a atenção. Pa-la-vra. Soa de forma estranha depois de muito tempo pronunciada. E ainda assim, agrada aos meus ouvidos.


‘Eu queria pegar a palavra com a mão’, tocar, sentir cada sílaba encadeada na outra de uma forma concreta, firme. Como se eu pudesse compactá-la, sem destruir, sem amassar. Tocar. Apenas sentir.


A sonoridade de algumas palavras não tem nada a ver com seu significado, pelo menos, pra mim. ‘Incipiente’, por exemplo. Lembra-me mais algo relacionado a vasilhas, parece até ‘recipiente’, não é? Pois é. Significa ‘iniciante’! O que tem a ver a pronúncia com o significado? Só algumas letras em comum. É, eu também acho. Pode ser que eu esteja errada, vai saber...


Defenestração! Essa é boa. Como Luis Fernando Veríssimo já havia relatado em uma de suas crônicas: ‘defenestrar – ato de jogar alguém ou alguma coisa pela janela’. Como assim? Olha que absurdo: ‘você é um defenestrado!’ Ou ainda: ‘Vou te defenestrar!’ Não, é um pecado o significado dessa palavra ser apenas o ato de jogar. Defenestração é poético demais. E até ofensivo também. É tudo, menos o simples ato de jogar.


Bem, eu venho tomando ‘ingresia’ de algumas coisas. Não entendeu? É que ‘ingresia’ significa barulho, confusão. E tomar ingresia nada mais é do que um trocadilho a essa palavra que eu acho linda! INGRESIA. Parece enjôo. Ânsia. Tomando ‘ingresia’. ‘Tomando abuso’! É isso. Venho enjoando, abusando. Enfim, tomando ingresia...


Por Luana Chaves (05/04/10)


4 comentários:

  1. Li, amiga! Nada a declarar, já estudei mais 6 horas. E não tô com cabeça pra falar mais do que isso, rsrs. Só pra dizer que li e achei legal o seu "neologismo" de significado, essa palavra me remete o mesmo que remete ao seu ver. Ingresia, algo enjoativo. Beijo

    ResponderExcluir
  2. Até enjoou. Arghhh...!

    ResponderExcluir