quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

O Positivismo e a Industrialização Européia



Pensamentos borboleteando...



Com a destruição da velha ordem feudal e a consolidação da nova sociedade constituída por máquinas, a capitalista, surge o Positivismo. Este adveio do Cientificismo, que colocou a razão humana em conhecimento da realidade para traduzi-la sob a forma das leis naturais. Dessa forma, o Positivismo colocou que essas leis seriam a base da regulamentação da vida, admitindo, assim, dois princípios reguladores: o do mundo físico, que está relacionado ao que é externo ao homem; e do mundo social, que se refere às questões humanas.


É nesse sentindo, em pleno contexto histórico do século XIX, que se aflora o desenvolvimento do pensamento positivista. De um lado, estava a Europa diante de sua grande e maravilhosa Revolução Industrial, porém, com um descompasso: profundas crises de superprodução. Mas que problema! Qual seria a solução? Claro, nada melhor do que a conquista de impérios “além-mar”. Puxando o gancho, do outro lado, encontrava-se a África e a Ásia com civilizações organizadas sob princípios de politeísmo, poligamia, castas sociais, com economia agrária de subsistência (entre outros), sendo, então, alvo fácil da dominação européia. Por que não?

Era simples. A justificativa era “civilizar”, pois essas sociedades eram bem atrasadas, não é mesmo? Era elevar essas sociedades de seu estado primário a um nível mais desenvolvido, uma vez que essas civilizações eram consideradas, pelos próprios europeus, como nada mais do que “fósseis vivos”, pois, afinal, eram o passado da humanidade! Dessa forma, as sociedades mais simples e de tecnologia menos avançada, deveriam evoluir em direção a níveis de maior complexidade e progresso, ou seja, à maravilhosa sociedade industrial européia!


Diante desse “rebosteio” todo, encontrava-se a Europa com toda sua pode industrializada, entretanto, enfrentando conflitos internos (como já foi citado), nos quais os resultados de todo seu progresso não eram igualmente distribuídos, nem todos participavam igualmente das conquistas dessa civilização bem organizada. Agora fica as questões: Com quais parâmetros a sociedade européia se considerava o topo da civilização? Como o Positivismo explicava essa distorção? ‘FIKDIK’

Por Luana Chaves, 06/01/10.


PS. Texto com forte influência de “Positivismo: uma primeira forma de pensamento social.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário