sábado, 20 de fevereiro de 2010

O ritual da vida



Pensamentos borboleteando...


Vida quer dizer arriscar-se à morte. Viver é um ato de coragem, é aventurar-se ao desconhecido, sem receio do que vier pelo caminho. Às vezes, quando optamos por trilhar um caminho, acreditamos, erroneamente, que sabemos exatamente onde iremos chegar. Acreditamos, piamente, que saberemos as conseqüências que nossos atos trarão. Entretanto, a vida não segue por esse caminho, as coisas não acontecem dessa forma. Ainda bem! A graça está no espaço em que percorremos...

A vida é um imprevisto constante. E nossa única previsão, é o imprevisto! Cada dia, é um dia. Escolhemos, escolhemos e, na verdade, queremos mesmo é o imprevisível. Não agüentamos a rotina, o mecânico; desprezamos o monótono. Queremos acordar e ser surpreendidos com um dia diferente do outro, uma conquista, um sorriso diferente.

Uma pequena escolha, aparentemente insignificante, constrói uma cena de nossa vida. Ao escolhermos namorar alguém, vivemos a cena desse namoro: conversas, olhares, poesias, carícias. Se a escolha fosse diferente, outras seriam as paisagens, as percepções, o dia-a-dia, e até mesmo os sentimentos. Ao aceitarmos um emprego, aceitamos mais uma cena: um escritório, novas amizades ou inimizades, desafios e até uma rotina (essa que também é composta de imprevistos).

Temos o potencial para sermos quaisquer pessoas. Sim, é claro que o ambiente do nosso cotidiano influencia e muito naquilo que somos, mas, antes de qualquer influência, temos a nossa essência (por mais vazia que seja uma pessoa, sua essência é pura). Nossos pensamentos e sentimentos, nossa essência, por assim dizer, moldam o hoje: moldam o “eu sou” e o “eu quero ser”. E a influência (do meio ou de alguém), nada mais é do que o interior traduzido em atos e coisas.

Quer saber? Mudei de idéia! Nós gostamos, sim, da rotina, do ritual. Nossa vida é composta por rituais. Ninguém vive sem um ritual, por menos que seja. Sem o ritual, simplesmente não existiria a vida. Duvida? Pois, então. O que seríamos de nós se não comêssemos todos os dias? Se não dormíssemos? Se o padeiro não fizesse os pães a cada manhã? E se não defecássemos?

Ora, é fato! Nossa natureza exige o ritual. Em toda e qualquer cultura, existe um ritual. O horário das refeições, do trabalho, do descanso. Em todas as religiões há um ritual, um modo de elevar-se aos céus, ao Deus supremo. É tanto verdade, que até mesmo o ciclo vital é um ritual: nós nascemos, crescemos, envelhecemos e morremos. Esse ciclo acontece com todo ser vivente, independente de classificação, sexo, cultura, etnia.

Rotina: prática constante e mecânica de certas ações. Ritual: conjunto de regras a se seguir. Cada um de nós tem sua rotina e seu ritual, mesmo que esses não estejam diretamente vinculados às regras da sociedade em que vivemos. Porém, na maioria das vezes, têm, sim, uma forte ligação com nossa cultura, nossa sociedade. Todavia (como já foi citado), podem ser regras só nossas, que somente nós conhecemos e adotamos para nossa vida. Portanto, elas estão e fazem parte do nosso íntimo, consciente ou inconscientemente estão em nosso íntimo.

Por Luana Chaves (28/09/08)


* Adaptado.


5 comentários:

  1. Aproveitei pra anotar isso pra mim:
    "E nossa única previsão, é o imprevisto".
    Verdade!

    Há que se encontrar um equilíbrio entre rotina e imprevisto. São fatores que se complementam. Tanto um, como outro, devem ser dosados na medida certa aos anseios e ao espírito de cada pessoa.

    Belo texto! Bjs, Robson.

    ResponderExcluir
  2. Lua, concordo plenamente com suas palavras... amo ler as coisas que você escreve... Agora me segue tbm neh? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    BeijO amor...

    ResponderExcluir
  3. Aiin, brigaada geente! Nanataa, eu não sei 'seguir'.. como se faz isso?? hahaha.. beeijiinho, flor.

    ResponderExcluir
  4. Olá, Luana! Aqui é o Mao (do blog oourodamiséria)
    Esse texto rende muito assunto. Lembrei de um texto q me passaram de Osho, sobre o ego. Fala q o ego é a essência da tristeza e lembrei disso ao ler "por mais vazia que seja uma pessoa, sua essência é pura". De fato, é verdade. E tenho uma visão sobre a educação de cada um. Ela vem da percepção q cada um tem para com a realidade. Enfim, é muita coisa q esse texto aborda! rs

    Ah. me add no msn: hc_mao_2@hotmail.com
    E add a LOah, quem criou o blog pra mim:
    loah.loah@hotmail.com

    Assim podemos trocar mais ideias sobre textos e pontos de vistas. =)

    Beijos! Até mais ^^

    ResponderExcluir
  5. Oieee, ai q linda! Obrigaada pelo comentário.. Já te added no msn =]

    beiijo e volte sempre!

    ResponderExcluir